DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE PODEM SER CAUSADOS POR PROBLEMAS NA VISÃO

Qual pai não ouviu em algum momento da vida a frase: “Seu filho é muito agitado, ele deve ser hiperativo!”. Vale ressaltar que nem toda agitação é sinônimo de hiperatividade. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade.



Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir durante a vida adulta. Na fase escolar, o desinteresse e falta de atenção apresentada pela criança merece atenção, pois pode estar relacionada à dificuldade para enxergar e não necessariamente ao TDAH.


Por isso, é fundamental um acompanhamento interdisciplinar entre o neuropediatra e o oftalmologista, para descartar ou relacionar o comportamento apresentado a uma condição de saúde ocular.É possível evitar esses problemas com idas regulares ao oftalmologista para um check-up infantil, já que muitas alterações oculares podem passar despercebidas.


O desenvolvimento da visão vai até cerca de oito anos de idade. Dessa forma, é fundamental que os cuidados oculares se iniciem logo após o nascimento, com o teste do olhinho, e se estiver tudo bem, a partir de então o seguimento deve ser anual, mesmo que a criança não apresente queixas.


Consulte o seu oftalmologista regularmente e ajude o seu filho a enxergar a vida com outros olhos!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MIOPIA