Fotofobia

Dificuldade para olhar diretamente para a luz ou permanecer em ambientes iluminados? Descubra se você sofre desse problema.

Talvez você já tenha escutado falar sobre ela, mas você sabe exatamente o que é fotofobia? Embora não seja uma doença, ela consiste em sintomas manifestados em razão de outras complicações de saúde. Assim, trata-se de um problema que pode afetar seriamente a qualidade de vida de uma pessoa.

A fotofobia provoca sensibilidade nos olhos em locais muito iluminados ou quando se olha diretamente para a luz. Essa sensibilidade se dá em níveis diferentes, desde incômodos leves, até fortes dores. Também vale ressaltar a fotofobia é mais comum em pessoas com olhos claros, já que seu pigmento tem forte relação com a sua proteção.

Quais as causas?

A fotofobia pode surgir devido à existência de outras complicações de saúde. Portanto, trata-se de uma consequência e não a origem de outros problemas. Além disso, a causa para que ela ocorra tem, ou não, relação com os olhos.

Assim, o sintoma tende a surgir a partir de doenças como o glaucoma, a catarata, a conjuntivite, a uveíte etc., que ocorrem na região ocular. Por outro lado, condições genéticas como o albinismo também podem provocar a fotofobia, em razão da menor quantidade de pigmentação nos olhos. Outras complicações como gripe, enxaqueca, meningite, botulismo e tumores hipofisários também são formas de fazer com que o sintoma da fotofobia surja.

Forma de tratamento

Como ela pode ter diversas causas, o tratamento para a fotofobia dependerá da condição que a originou. Dessa forma, se ela surgiu a partir de uma doença na região dos olhos, o médico oftalmologista receitará o medicamento ou o procedimento mais adequado para tratá-la e, em consequência, as dores e incômodos reduzirão na medida em que o problema for sendo solucionado.

No caso de a origem ser genética, o melhor a se fazer é buscar prevenir que o sintoma seja um empecilho para as tarefas do dia a dia. Já na hipótese de o problema decorrer de uma doença não relacionada à região ocular, o tratamento também deverá ser feito por meio de remédios adequados ao diagnóstico realizado, e isso será decidido pelo médico.