Retinopatia Diabética

A diabetes é uma doença que afeta os níveis de glicose sanguínea, acometendo outras funções do corpo, como as pernas e olhos, como é o caso da retinopatia diabética.



O diabetes é uma doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos da retina, causando neles estreitamento, bloqueio ou enfraquecimento de sua parede, produzindo deformidades conhecidas como microaneurismas, que frequentemente rompem causando hemorragia e infiltração de gordura na retina. Existem duas formas de retinopatia diabética: exsudativa (quando as hemorragias e gorduras afetam a periferia ou a mácula, área central da visão) e proliferativa (quando a doença progride, com proliferação de novos vasos anormais ou "neovasos", extremamente frágeis, que podem sangrar e causar cegueira por descolamento da retina).


Em ambos os casos, a retinopatia pode levar a uma perda parcial ou total da visão. O controle cuidadoso do diabetes com dieta adequada, uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou a combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética. Além disso, uma avaliação periódica semestral com seu oftalmologista pode identificar essas alterações em seus estágios iniciais, permitindo o seu controle e a prevenção de complicações da doença.

0 visualização

© 2023. Orgulhosamente criado com @ag.idse7en